Banner

Data e Hora

Seja bem-vindo. Hoje é

Pesquisar este blog

Educação! Precisamos Melhorar!


            Temos a consciência de que em nosso país a educação ainda está longe de ser satisfatória.
            Será que as causas de uma educação de qualidade estão nos alunos, nas escolas ou no sistema educacional?
            Qual é a realidade do sistema educacional brasileiro?
            Com tantos e tantos anos de experiências e reflexões de profissionais, de exemplos práticos, de estudos e estudos, como anda a educação pública em nosso país?
            O insucesso das nossas crianças na qualidade da aprendizagem está relacionado a ela mesma ou à escola, na forma como ela ensina?
            Enfrentamos cada vez mais e com grande freqüência crianças, adolescentes e jovens, abandonarem os estudos. Relacionamos isso à quais justificativas?
            Talvez seja a falta de adaptação à escola, a carências de âmbito físico, emocional, afetivo, ambiente familiar desajustado, desfeito, desinteressado.
            Talvez o fracasso dessas crianças seja decorrente da decadência da própria escola, do próprio ensino e até mesmo da estrutura do sistema educacional.
            Sabemos e temos consciência do papel que a família exerce na educação da criança, assim como dos benefícios que ela produz, e, que são indispensáveis para o desenvolvimento e qualidade de vida de uma criança.
            Mas, sabemos também que é fator indispensável de que a educação formal desenvolvida com qualidade traz grandes benefícios para o país.
            Outro fator importante é que com palavras não iremos mudar esta desgastada política educacional, e sim com ações.
            A escola não deve ser excludente, mas participativa, que estimule o respeito à criança e à comunidade. Com uma educação integral, com projetos, uma pedagogia fácil de aprender, descomplicada, numa linguagem acessível.
            “Segundo a equipe de educadores da Associação Educacional Labor, existe um descompasso entre a escola e os alunos que a freqüentam.”
            “Que a experiência de vida da criança proveniente de meios socialmente marginalizados, além de muito diferente é, na maioria das vezes, ignorada e desvalorizada em sala de aula.”
            “Que se deve desenvolver uma nova atitude da equipe escolar diante da criança e da comunidade, através de exemplos práticos que tornam o ambiente da escola favorável à aprendizagem de seus alunos.”
            “Desamparo do professor em sala de aula.”
            “O professor sente a necessidade de ser respeitado e valorizado, não quer ser visto como um repassador de conhecimentos e sim como um educador. Para isso precisa dispor de condições que o ajudem a despertar o interesse dos alunos e a garantir sua aprendizagem.”

Por: Serugue Augusto de Oliveira

Dados referente ao Brasil segundo o PISA (Programme for International Student Assessment) em portugês - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes.

EMPREGADA DOMÉSTICA – CUIDADOS BÁSICOS



         As donas de casas devem prestar atenção a alguns cuidados básicos todas as vezes que pensarem em contratar os serviços de uma empregada doméstica, para assim evitarem algumas surpresas desagradáveis.
         Você está colocando dentro de casa uma pessoa que conhecerá todos os seus hábito e funcionamento do seu lar, para isso sempre é aconselhável adotar algumas medidas práticas de prevenção.

Veja alguns cuidados básicos:
  • Saber e conferir o endereço da funcionária ou funcionário;
  • Procurar cartas de referências e conferi-las;
  • Veja se a documentação está em dia;
  • Conferir documentos pessoais com foto;
  • Confira antecedentes criminais;
  • Idoneidade e capacidade para o trabalho;
  • Não acreditar em informações apenas por telefone;
  • Evitar o primeiro contato com o (a) candidato (a) dentro do imóvel;
  • Verifique se já trabalhou em algum lugar e quanto tempo permaneceu;
  • Pergunte que tipo de experiência profissional tem;
  • Obtenha informações sobre seus familiares;
  • Confira hábitos, horários, limpeza, educação, presteza no serviço e se acata ordens;
  • Se possível obtenha informações sobre o cotidiano da pessoa a ser contratada;
  • Evitar deixar objetos de valor à mostra;
  • Sempre evitar comentários sobre os bens na frente do funcionário (a);
  • A aparência muitas vezes conta, assim como sorte;
          Não fique restrito apenas a estas informações, tenha o endereço de uma agência idônea, informações de amigas e amigos sobre a contratada. O importante para contratar é não se precipitar e exigir os requisitos necessários.


Por: Serugue Augusto de Oliveira

Primeira Igreja Batista comemora seu 61º Aniversário


         O Pastor Claudinei Brito convida a todos para participarem das comemorações do 61º Aniversário da Primeira Igreja Batista em Baixa Grande - Ba.


Entrevista com a Secretária de Saúde


Srª. Normélia Maria Rocha Correia fala sobre ação de combate à Dengue

            Em entrevista concedida à Voz do Clarim, a Secretária de Saúde do Município de Baixa Grande-Ba, a Srª. Normélia Maria Rocha Correia, comenta sobre a ação do Município no combate à Dengue.

ENTREVISTA:

P. => Diante do freqüente aumento no número de casos de dengue no País, o Município tem se mobilizado em alguma ação no combate à proliferação das larvas do mosquito transmissor?
R. => Sim, com visita domiciliar, palestras educativas e recentemente uma mobilização com toda a comunidade.

P. => A proliferação das larvas do mosquito transmissor da dengue está diretamente relacionado ao que?
R. => Aos depósitos descobertos, na maioria das residências, e a não conscientização da comunidade, diante da situação, e um maior poder público nas três esferas.

P. => Que tipo de mobilização a Secretaria de Saúde está fazendo para divulgar à população as formas de prevenção contra a dengue?
R. => Passeatas com mobilização da comunidade, palestras, comunicado nas rádios FM local e de FM Ipirá e mensagens educativas em cada domicílio.

P. => Quais os meios adotados pela Secretaria para conscientizar a população?
R. => Palestras educativas, orientações em visita domiciliar, e através da mídia, como rádio FM Ipirá, FM local e carro de som.

P. => Qual a estratégia que está sendo usada para atender a Sede e o município de Baixa Grande?
R. => Visita domiciliar com levantamento de índice + tratamento, fechamento dos depósitos, identificação das residências de difícil acesso, parceria com o Ministério Público.

P. => O Município conta com um número suficiente de Agentes para este trabalho? Quantos?
R. => Não. Pois temos sete servidores atuantes, quando na realidade o número ideal é quinze, para atender cronologicamente o calendário. Estamos aguardando dados da SESAB do concurso de ACE, pra novas contratações.

P. => Como está sendo feito o rastreamento dos locais de possíveis proliferações das larvas e mosquitos da dengue?
R. => Através da visita domiciliar com os agentes de endemias.

P. => A Secretaria de Saúde do Município já contabilizou alguns casos de dengue? Quais os tipos que já foram notificados?
R. => Sim. Foram notificados os sorotipos I e II.

P. => Já se tem conhecimento de alguma região no Município com maior foco de dengue?
R. => Atualmente estamos em alerta com o povoado de Viração e Novo Sítio.

P. => O Ministério da Saúde divulgou que o número de mortes provocadas pela dengue no país foi mais de 592 em 2010, aqui em Baixa Grande já foi registrada alguma morte?
R. => Ainda não tivemos nenhum óbito no município por Dengue.

P. => Que tipo de investimento o Governo Municipal está disponibilizando para investir nas ações de combate à dengue?
R. => Temos total apoio da Prefeitura Municipal, com investimentos necessários para realizarmos todas as ações no combate a Dengue.



Por: Serugue Augusto de Oliveira

Café, A Verdadeira Delícia

14 DE ABRIL, DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ
 
            Pela manhã, depois do almoço, à tarde, após a janta e em outros horários do dia, o cafezinho é uma delícia. O que muitas pessoas não sabem ou não sabiam, é os malefícios causados pelo consumo exagerado do café. Talvez até saibamos de alguns benefícios que tem ele trás para a saúde.
            De qualquer maneira devemos compreender que existem os benefícios e os malefícios causados pelo consumo do café e que devemos estar atentos a isso, pois a bebida é capaz de resolver problemas e também causar doenças e que tem a fama de viciante.
            O café deve ser consumido em doses moderadas. Segundo especialistas, o recomendável é até 4 pequenas xícaras por dia e para as crianças e idosos o melhor é servir com leite.
 Por: Serugue A. de Oliveira
Veja Tabela de consumo diário adequado:
DOSE IDEAL DE CAFÉ PARA CONSUMO DIÁRIO
Consumo
de Café
Início da
Manhã
Meio da
Manhã
Início da
Tarde
Meio da
tarde
Até 10 anos
50ml
50ml
50ml
50ml
10 a 15 anos
100ml
50ml
100ml
100ml
15 a 20 anos
100ml
100ml
100ml
100ml
20 a 60 anos
150ml
150ml
150ml
150ml
Acima dos 60 anos
150ml
50ml
100ml
50ml
Fonte da Tabela: (Revista Café e Cultura - "Cérebro, Café & Drogas" – Dr. Darcy Roberto Lima, PhD em Medicina e Professor de Farmacologia Clínica e História da Medicina, Instituto de Neurologia  INDC, UFRJ.
Imagem: Gestão Negócios e Cia.

Projeto Shalon em Baixa Grande


Escolinha de Futebol Shalon

          A Escolinha de Futebol Shalon é um projeto que nasceu do desejo de contribuir para a educação esportiva de crianças, adolescentes e jovens de nossa querida Baixa Grande-Ba. Projeto que nasceu no ano de 2007, por iniciativa do professor Roque da Mota Andrade. Desde esta data o mesmo juntamente com o companheiro José Augusto Mesquita Almeida o conhecido Pêu, vem trabalhando para manutenção da mesma, com recursos do próprio Professor Roque, dos pais dos alunos e de voluntários.
         No último dia 4 de abril no Salão Paroquial Nossa Senhora da Conceição, com a participação de amigos, colaboradores e pais dos alunos foi realizada uma Assembléia para regulamentação e aprovação do Estatuto da Associação Comunitária Esportiva Shalon (ACES), bem como eleição e posse da Diretoria.
Com este grande avanço, o Presidente eleito Roque da Mota acredita que terá o apoio de patrocinadores.
         Este Projeto abriga hoje cerca de 130 crianças com perspectiva de crescimento no número de alunos. A Escolinha conta com alunos nas faixas etárias de 6 a 16 anos, divididos em algumas categorias.

Contamos com o seu apoio. Contato com Roque da Mota: (74) 9970-4112.

Por: Serugue Augusto de Oliveira

Dia Mundial de Combate ao Câncer - 8 de Abril


Luta contra o mal do século
O Câncer

         O câncer continua sendo a segunda principal causa de mortes em todo o mundo e perde apenas para doenças cardiovasculares.
         O INCA - Instituto Nacional do Câncer diz que os números são assustadores. Conforme as estimativas o Brasil terá 500 mil novos casos de câncer em 2011.
         E, se não houver uma intervenção efetiva pelas autoridades de saúde, este número pode saltar para 26 milhões em 2030.
         Chamamos sua atenção para essa realidade e para prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Como o brasileiro se alimenta?

         No Brasil, os tipos de câncer relacionados aos hábitos alimentares estão entre as seis primeiras causas de mortalidade por câncer. Veja os principais problemas:
         A ingestão de fibras é baixa no Brasil, daí a freqüência de câncer de cólon e reto.
         O consumo de gorduras é elevado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, locais com as maiores incidências de câncer de mama no país.
         Entre os jovens é comum a preferência por hambúrguer, cachorro-quente e batata frita. Esses alimentos possuem a maioria dos fatores de risco alimentar e praticamente não apresentam nenhum fator protetor.
         Os jovens brasileiros também não consomem, de forma satisfatória, alimentos ricos em fatores de proteção, tais como frutas, verduras, legumes e cereais.

Quais alimentos fazem bem à saúde?

         Frutas, verduras, legumes e cereais integrais são alimentos ricos em nutrientes (vitaminas, fibras e outros compostos) que auxiliam as defesas naturais do corpo a destruírem os fatores cancerígenos antes que eles prejudiquem as células, além de bloquearem ou reverterem os estágios iniciais do câncer.

Sugestões para a feira...

- cebola, brócolis, repolho e couve-flor;
- legumes vermelhos ou amarelos: cenoura, abóbora, batata-baroa, batata-doce etc.;
- folhas em geral, principalmente as de cor verde escura;
- frutas como laranja, caju, acerola, mamão, entre outras;
- alimentos tradicionalmente consumidos pelos brasileiros, como feijão e milho.

O Dia da Mentira

1º de Abril – Dia dos Bobos


             O “Dia da Mentira” ou “O Dia dos Bobos” é praticada durante séculos e sua origem exata ainda é um mistério. Mas desde o episódio no Jardim do Éden que já conhecemos a história da “serpente” que com mentira enganou a primeira mulher e o primeiro homem, Gênesis 2:16, 17 e 3:1-8.
            O “Dia da Mentira” chegou para as pessoas que o tem como oficial e pratica este tipo de artifício. "...Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? (Salmos 4:2b)."
            Muitos utilizam o argumento de que uma “mentirinha não faz mal a ninguém” e, vivem a praticá-la. "A testemunha verdadeira não mentirá; a testemunha falsa, porém, se desboca em mentiras. (Provérbios 14:5)."
            Percebemos que este “naturalismo folclórico e cultural” tem infiltrado no comportamento diário dos indivíduos, nos lares, nas igrejas, empresas, etc.
            Todos nós já fomos vítimas de uma peça da chamada “mentirinha”.
            A mentira é a impostura de alguém que deliberadamente propõe proferir palavras que são contrárias à verdade. "Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. (1º João 2:21)."
            Quais os perigos que rodeiam esta prática?
            Será que tais atos de expressão têm conseqüências?
            Ficam para vocês as seguintes reflexões:

"Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios fiquem presos na sua soberba. Pelas maldições e pelas mentiras que proferem. (Salmos 59:12)."
  
"Pelo que deixai a [mentira], e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. (Efésios 4:25)."

Por: Serugue Augusto de Oliveira
Imagens: Krika e Visão Carioca 

Pare de Fumar

Esta Foi a Sua Vida?


Todos Contra a Pedofilia