A primeira vez que o Dia Mundial da Criança foi instituído foi em 1950.
Após a Segunda Grande Guerra Mundial, em 1945, quando as crianças, as mais sacrificadas, ficaram órfãs, passavam fome e as que ainda tinham seus pais vivos, eles tinham que trabalhar muito para o sustento da família. Os adultos, na época ficaram preocupados e queriam que elas tivessem melhores condições de vida. A ONU, conhecida mundialmente pelos trabalhos com as crianças de todo o mundo, começou a tentar modificar esta situação, criando a UNICEF. A ONU instituiu o dia 20 de novembro o Dia Universal das Crianças por que neste dia foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança.
Aqui no Brasil o deputado federal Galdino do Vale Filho, foi o responsável pela criação do Dia das Crianças. Depois de ser aprovada pelos deputados, na década de 20, a data de 12 de outubro foi oficializada pelo então presidente Arthur Bernardes.
Na verdade, a data somente passou a ser comemorada na década de 60. Exatamente nesta data a fábrica de Brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção juntamente com a Johnson & Johnson do Brasil, lançaram a Semana do Bebê Robusto. Por ser a segunda data mais importante para o comércio (a primeira é o Natal), o alvo eram as vendas.
Algum tempo depois as duas empresas decidiram comemorar a Semana da Criança com a mesma finalidade. Um ano depois, os fabricantes de brinquedos, aproveitando o momento, resolveram escolher um dia único mesmo. Desde então o dia 12 de outubro foi realmente instituído o Dia das Crianças.
A data comemorativa não é comum aos países do mundo ela varia de país para país, além dos diversos estilos de comemoração.
Fonte: Mania de Saber
Nenhum comentário:
Postar um comentário