Banner

Data e Hora

Seja bem-vindo. Hoje é

Pesquisar este blog

A Função de Cada Cônjuge

Por: Ricardo Meneghelli

       É muito importante mostrar com clareza as funções que Deus designou para o homem e para a mulher dentro do casamento. A confusão existente sobre as funções de cada um é a causa principal de muitos conflitos conjugais.

       Deus deu a cada cônjuge (cônjuge vem da palavra jugo, significa levar juntos o mesmo jugo), um posto de serviço diferente do outro, nem superior nem inferior, mas diferente. Para conseguir harmonia na vida familiar é essencial que os esposos conheçam e aceitem seu próprio papel e o de seu cônjuge.
       Deus criou e programou o homem e a mulher para o desempenho eficaz de suas funções. A psicologia, a anatomia, a sexualidade, a afetividade e a espiritualidade de ambos são diferentes Estas diferenças fazem com que se completem um ao outro, já que foram determinadas intencionalmente por Deus para o adequado desempenho da função de cada um.
       Longe de competir ou ignorar as diferenças, admiremos a graça, o encanto e as capacidades que Deus deu à mulher, e a visão, a força e as aptidões com que dotou o homem.

I - As Funções e o Propósito de Deus

       Já mostramos, anteriormente, que o propósito da família é cooperar com Deus para que Ele tenha uma família de muitos filhos como Jesus. Portanto, esse há de ser o objetivo de todo casamento cristão e não seu próprio bem estar e prazer. As funções que Deus designou para o homem e para a mulher visam atingir esse objetivo.
       Deus lhes encomenda uma tarefa com o matrimônio, lhes dá uma tarefa: "Frutificai, multiplicai-vos, enchei a Terra e sujeitai-a". O Senhor se propôs a encher a terra de homens e de mulheres com a sua imagem e semelhança. Com esta finalidade, outorga ao homem certas capacidades e uma ajudadora idônea com capacidades complementares. Não lhe dá meramente uma "companheira'", muito menos uma "empregada". Concede-lhe uma AJUDADORA IDÔNEA, uma COLABORADORA EFICAZ para levar adiante, em conjunto, esse nobre empreendimento para a glória de Deus.
       De modo que, tanto o homem quanto a mulher, são colaboradores de Deus, com diferentes papéis e funções.

II - Funções do Marido e da Esposa: Bases Bíblicas

1 Co 11:3 "Quero porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo."

Ef 5:23 "Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo."

Gn 2:18 "Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea."

FUNÇÕES DO MARIDO
• Ser cabeça
• Responsabilidade geral
• Colaborador de Deus
• Autoridade, debaixo da autoridade de Cristo.

FUNÇÕES DA ESPOSA
• Ser ajudadora idônea
• Responsabilidade associada
• Colaboradora do marido e de Deus
• Autoridade, debaixo da autoridade do marido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pare de Fumar

Esta Foi a Sua Vida?


Todos Contra a Pedofilia