Os golpes violentos da capoeira que na maioria das situações dava em morte eram dados pelos escravos nos seus patrões, nos feitores das senzalas e nos capitães da mata para fugirem para os quilombos.
Para não haver suspeitas que capoeira fosse uma luta foram adaptados musica, cantorias e floreios na roda de capoeira que assim nos olhos dos brancos a capoeira era apenas uma dança.
Misturavam instrumentos musicais, dança e luta, enganando seus Senhores de Engenho, que pensavam que os escravos apenas estavam "dançando". Os negros, quando fugiam, iam para as matas (Originando o nome Capoeira, que em tupi-guarani significa "Mato Ralo"). Os negros fundaram o Quilombo de Palmares, a primeira república democrática brasileira, localizada na serra da Barriga, no estado do Ceará. Lá todas as crianças após os 10 anos, tinha o seu início na Capoeira.
Zumbi foi considerado o 1º mestre de Capoeira. A Capoeira sofreu repressão por grande parte das autoridades policiais devido ao mau caráter e chegou a ser proibida em 1839, pelo Marechal Deodoro da Fonseca, e resistindo ao sistema até a sua legalização.
Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro.
A Capoeira é brincadeira, um jeito de lutar jogando, dissimulando. Tem evoluído nos últimos cinqüenta anos, saiu das sendas da marginalidade e passou a ser praticada em academias, clubes e, sua presença cruzou os oceanos, e já há algum tempo impressiona e encanta pessoas em todo o mundo, sendo praticada em diversos países como Espanha, Estados Unidos, França, Alemanha, Finlândia, Suíça, Inglaterra, etc.
Tratando-se de uma cultura popular, a transmissão de conhecimentos de geração em geração vem ocorrendo de forma verbal e através da própria realização da arte. Sua expressão popular faz parte do vasto e rico legado da cultura brasileira e contém elementos de educação, arte, luta, esporte, terapia, assim como dança, lazer, folclore, história, ginástica, etc. A arte na Capoeira se faz presente através da música, do ritmo, do canto, da expressão corporal, da criatividade de movimentos e da presença cênica. A luta representa sua origem e sobrevivência através dos tempos na sua forma mais natural, como um instrumento de defesa pessoal genuinamente brasileiro, e uma estratégia de resistência ao aniquilamento de uma cultura.
Como modalidade esportiva, ela possui elementos que se identificam culturalmente com seus praticantes, despertando o interesse da comunidade em geral. A sua prática, como forma de lazer e recreação, representa eventos conhecidos na comunidade como "rodas de capoeira", sendo evidente os seus efeitos terapêuticos em termos educacionais, ocupacionais e de reabilitação.
Por: Ginga Brasileira
Nenhum comentário:
Postar um comentário