Banner

Data e Hora

Seja bem-vindo. Hoje é

Pesquisar este blog

Meio Ambiente e Óleo de Fritura

            Na maioria dos lares ele está presente, ele serve para temperar e também para fritar. Há muito ele pesa no meio ambiente.
            Muitas pessoas desconhecem que gorduras e óleos vegetais são grandes causadores de danos ao meio ambiente quando de maneira incorreta são descartados.
            Eles podem ser de origem animal ou vegetal, e são substâncias que não se misturam com a água. O que dá origem aos óleos de cozinha é o vegetal, e poder ser obtido de sementes de buriti, soja, milho, mamona, girassol, canola e de várias plantas.
             O óleo de cozinha usado, quando jogado diretamente no ralo da pia ou no lixo, polui córregos, riachos, rios e o solo, além de danificar o encanamento em casa, entupindo rede de esgotos e encanamento de sua casa, trazendo-lhe prejuízo no bolso. O óleo também interfere na passagem de luz na água, retarda o crescimento vegetal e interfere no fluxo de água, além de impedir a transferência do oxigênio para a água o que impede a vida nestes sistemas.
            Quando lançado no solo, no caso do óleo que vai para os lixões ou aquele que vem junto com a água dos rios e se acumula em suas margens, este impermeabiliza o solo, impedindo que a água se infiltre, piorando o problema das enchentes.
            Um litro de óleo de cozinha pode poluir certa de 10.000 litros de água, mas algumas estimativas dizem que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água (esta quantidade de água é aproximadamente o que uma pessoa consome em 14 anos). A poluição pelo óleo faz encarecer o tratamento da água (até 45%), além de agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída pelo óleo ao desembocar no mar gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais agressivo que o gás carbônico.
 
            A primeira medida a ser tomada é armazenar as sobras da fritura em vez de jogá-la diretamente no ralo ou na lixeira. Este armazenamento pode ser feito em uma garrafa pet com tampa, por exemplo. Não utilize garrafas de vidro, pois esta pode quebrar e, além de derramar seu conteúdo, provocar acidentes.
            Tudo bem, vamos armazenando e armazenando o óleo e daí? Vamos fazer um estoque em casa de garrafas cheias de óleo?
            Claro que não, o passo seguinte é encaminhá-lo para uma destinação adequada, seja para fazer biodiesel, seja para sabão ou outros. Existem Ongs que já trabalham com a reciclagem de óleo.

OBS: Procure em sua cidade a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e se informe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pare de Fumar

Esta Foi a Sua Vida?


Todos Contra a Pedofilia