Banner

Data e Hora

Seja bem-vindo. Hoje é

Pesquisar este blog

Deus só usa material quebrado (Parte III)

Por: Charles H. Mackintosh

A glória divina que vem de severas provações

Tudo isso pode ser observado com grande clareza no livro de Jó e proporciona extraordinário interesse e beleza às suas páginas. Fica muito evidente que Jó precisava ser severamente “peneirado”.

Se não precisasse, com toda certeza nosso gracioso e amoroso Deus não o teria submetido a isso. Não foi à toa que o Senhor deu liberdade para que Satanás tocasse no seu querido servo. Podemos dizer, com toda a confiança, que somente a mais urgente necessidade o faria adotar tal linha de ação. Deus amava Jó com um amor perfeito; mas era um amor sábio e fiel – um amor que levava em conta todas as coisas, não apenas aquilo que aparecia na superfície. Olhando para as profundidades do coração do seu servo, Deus sondava as raízes, as fontes e as motivações que o próprio Jó nunca havia visto e que, consequentemente, nunca havia julgado. Que misericórdia imensa é ser tratado por um Deus assim! Estar nas mãos daquele que não poupará esforços para subjugar tudo o que há em nós que é contrário a ele e para produzir em nós sua maravilhosa e bendita semelhança!
Querido leitor, você não vê algo profundamente significativo no fato de que Deus pode fazer uso até de Satanás como instrumento na disciplina do seu povo? Assim como na história do patriarca Jó, podemos observar o mesmo fato com o apóstolo Pedro. Pedro precisava ser peneirado, e Satanás foi usado para fazer o trabalho. “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo” (Lc 22.31).
Aqui, também, havia uma necessidade grave. Uma raiz muito profunda precisava ser alcançada no coração de Pedro – a raiz da autoconfiança. Seu fiel Senhor viu que era absolutamente necessário fazê-lo passar por um processo extremamente severo e doloroso a fim de que essa raiz fosse exposta e julgada. Foi por isso que Satanás recebeu permissão para peneirá-lo profundamente para que ele nunca mais confiasse no próprio coração, mas andasse humildemente pelo restante dos seus dias.
Deus só consegue usar material quebrado, seja num patriarca, seja num apóstolo. Todos precisam ser abrandados e quebrantados a fim de que a glória divina possa resplandecer com fulgor cada vez mais intenso.

Charles H. Mackintosh (1820-1896) foi um pregador e escritor irlandês. Participou ativamente no Avivamento Irlandês de 1859-60.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pare de Fumar

Esta Foi a Sua Vida?


Todos Contra a Pedofilia