No dia em que se comemora o Dia da Saúde, faz jus falar sobre os perigos da obesidade em crianças e adolescentes.
Segundo especialistas, médicos-nutricionistas, nos últimos anos o índice de crianças e adolescentes acima do peso tem aumentado muito, e, os grandes culpados são a falta de exercícios e principalmente de uma saudável e adequada alimentação.
Os pais devem rever seus conceitos sobre alimentação e estimular os filhos a adquirir novos hábitos alimentares saudáveis.
As escolas também devem ter em seu quadro, nutricionistas, para proporcionar aos alunos uma alimentação saudável.
Existem vários riscos que a obesidade traz para a saúde como:
- Inadequação à atividade física;
- Doenças respiratórias;
- Problemas emocionais;
- Depressão;
- Diabetes;
- Colesterol alto;
- Doenças cardíacas no futuro;
- Hipertensão;
- Problemas ortopédicos;
- Apneia do sono;
- Redução na expectativa de vida.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 155 milhões de jovens apresentam excesso de peso em todo o mundo, ou seja, uma em cada dez crianças é obesa. Só no Brasil, a obesidade cresceu aproximadamente 240% nos últimos 20 anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o país apresenta 6,7 milhões de crianças com esse problema. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, nos últimos 30 anos o índice de crianças obesas passou de 3% para 15% no país. Índices preocupantes. www.educacional.com.br/reportagens/obesidade
Não se esqueça que é importante estarmos de bem com nós mesmos e para termos um corpo legal depende do equilíbrio emocional e uma mente consciente.
Por: Serugue Augusto de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário