Banner

Data e Hora

Seja bem-vindo. Hoje é

Pesquisar este blog

Destruindo as Fortalezas II


Desenvolvimento de fortalezas

         Se pretendemos identificar as fortalezas em nossa vida, precisamos saber como e onde elas se originam.

         As fortalezas, normalmente, se iniciam de três maneiras diferentes. Primeiro, elas podem ser herdadas como defeitos que são passados pelos pais, avós e gerações anteriores. Segundo, podemos permitir a construção de fortalezas quando nos conformamos com os padrões de pensamento do mundo em vez de permitir que nossas mentes sejam “conformadas à imagem de Cristo”. Terceiro, podemos permitir a construção de fortalezas por meio das nossas escolhas.
         Muitas vezes, vemos as fortalezas que são herdadas durante os primeiros anos da infância. Esse é o período de vida em que estamos mais aptos a discernir esse tipo de forte espiritual na vida de nossos filhos e netos. Devemos aprender a orar por eles e a orientá-los para que superem os padrões que estão em oposição ao conhecimento de Deus. Se nunca lidarmos com esses padrões, um dia colheremos uma safra inteira de fortalezas que os piratas espirituais construíram.
         Todos nós nascemos com a natureza de Adão. Portanto, cada um de nós herdou uma inclinação natural a coisas erradas. Quanto mais permitimos que esses pecados façam parte de nossa personalidade, maior se tornará a fortaleza em nossa vida. Adão passou sua natureza de desobediência a seu filho Caim. O fruto dessa fortaleza foi que Caim matou seu irmão Abel. À medida que a humanidade se espalhou pelo mundo, o fruto do pecado de Adão se espalhou com a mesma rapidez. Podemos facilmente ver esse fruto em nossa vida e na vida de nossos filhos. É por isso que devemos orar para que conheçam a Cristo. Ele é o Homem Forte que tem a capacidade de destruir as fortalezas estabelecidas em nosso coração.
         Além das fortalezas que herdamos dos pais, existe uma segunda origem de fortalezas: o mundo. Vivemos num sistema mundial que tem uma filosofia contrária à Palavra de Deus. A Bíblia nos diz: “E não vos conformeis com este século [mundo], mas transformai-vos pela renovação da vossa mente…” (Rm 12.2).
         Estamos mais suscetíveis a ter esse tipo de fortaleza construída em nossa vida durante os anos da adolescência. Durante a infância, a família é a entidade mais importante em nossa vida. No entanto, os amigos passam a substituir a importância da família durante os anos da adolescência. Esse é um período extremamente difícil para os jovens. Um dos motivos para isso é que é uma época de transição. Os jovens começam a descobrir no que eles realmente acreditam. Os colegas os pressionam sempre para que se conformem com padrões que são contrários aos princípios bíblicos.
         Quando nossos filhos saíram de casa para fazer faculdade, vimos suas lutas para descobrir o que realmente criam. Nós já havíamos lhes ensinado as verdades bíblicas durante seus primeiros anos. Porém, passaram por um período em que foram seduzidos pelo modo de pensar “do mundo”. Foi um momento delicado na vida deles. Minha esposa e eu acompanhamos suas tentativas de encontrar seu próprio caminho nesse período crítico. Sabíamos que a oração não era apenas uma opção; era uma necessidade absoluta. Eles chegaram a andar por caminhos errados, mas tenho certeza de que Deus usou nossas orações para trazê-los de volta a praias seguras.
         Em cada período da História, surge um novo sistema de pensamento que entra em conflito com os princípios de vida divinos. A inclinação natura da juventude é provar do “novo fruto” que seus pais já conhecem, por ter a mesma “velha raiz” de pensamento: aquele que é contrário aos ensinamentos bíblicos. É por isso que Paulo disse à igreja de Corinto para que levassem “… cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (2 Cor 10.5).
         Portanto, primeiro devemos nos certificar de que não nos apegamos a nenhum processo intelectual ou filosofia que difere da Palavra de Deus. Depois, devemos orar por nossos filhos e netos para que Deus lhes dê sabedoria e discernimento para separarem o certo do errado e a verdade das mentiras.
         Uma última origem das fortalezas que podemos permitir que Satanás construa em nossa vida são as nossas escolhas. Fortalezas herdadas são mais facilmente construídas e percebidas durante a infância, enquanto as fortalezas da “época” são normalmente construídas durante a juventude. Contudo, Satanás constrói fortalezas em nossa vida mais frequentemente por meio das decisões que tomamos. A maioria é construída no decorrer de um longo período. São construídas dia após dia, semana após semana e ano após ano. Tomamos decisões diárias que determinam em que tipo de pessoa nos tornamos.
         Toda vez que tomamos uma decisão moral errada, é como se estivéssemos permitindo que um pirata colocasse mais uma pedra no forte. Essas fortalezas são normalmente construídas durante a vida adulta. Ninguém precisa conviver com piratas. Todos temos decisões a tomar. Podemos escolher obedecer à Palavra de Deus e trazer cativo todo pensamento à obediência à Palavra de Deus ou podemos escolher permitir que os fortes continuem a ser construídos em nosso coração.

Autor: Sammy Tippit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pare de Fumar

Esta Foi a Sua Vida?


Todos Contra a Pedofilia