Pr. Presbiteriano fala dos 497ª anos da Reforma Protestante

         O Pastor Presbiteriano, Flávio Martins, foi à sessão da câmara nesta quinta-feira, 30 de outubro de 2014 e usando da tribuna livre da Câmara, o pastor falou dos 497ª anos da Reforma Protestante.

         Para Flávio a história da sociedade se divide no antes e no após a Reforma Protestante, “o mundo que vivemos hoje não seria possível se não fosse o pensamento que deu origem a reforma protestante”.
         Três pontos da importância deste movimento foram abordados pelo pastor:
        Ao contrário do que se possa pensar, a Reforma Protestante do Século XVI tem importantes implicações para os nossos dias.

1 – Liberdade de expressão – Martinho Lutero entendia que todo ser humano deveria ter plena liberdade para expressar seu pensamento mesmo sendo contrário ou diferente à igreja dominante de seu tempo. O que nós conhecemos hoje como liberdade de expressão é fruto direto da Reforma Protestante;

2 – Liberdade religiosa – É fruto da liberdade de expressão, a Reforma Protestante promoveu, as duras penas, a liberdade de expressar a fé sem nenhuma forma de perseguição. Lutero entendia que o ser humano deve ser livre para adorar, sem coação da igreja dominante. O que nós hoje conhecemos como liberdade religiosa, foi uma conquista direta da Reforma Protestante;

3 – A Popularização da Bíblia – A igreja Católica nos dias de Lutero, proibia qualquer versão da Bíblia que não fosse em latim. Lutero dizia que a Bíblia deveria ser acessível ao povo em sua própria língua, ele mesmo traduziu a bíblia para o alemão. Se hoje nós podemos ler a Bíblia em nossa língua (português), foi por conta da luta dos reformadores do séc. XVI.

         Essas são algumas conquistas importantes da Reforma Protestante que afetam diretamente nosso dia a dia. Você pode se imaginar sem essas conquistas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta Foi a Sua Vida?


Todos Contra a Pedofilia

Bandeira do Brasil

Tempo

Tempo