Banner

Data e Hora

Seja bem-vindo. Hoje é

Pesquisar este blog

Como Fazer as Crianças se Interessarem por Deus

         O maior erro que os pais cristãos cometem é apresentar a vida espiritual como uma obrigação ao invés de um prazer. Ao invés do cristianismo ser algo cheio de positivos, aventura e emoções, tornou-se uma terrível lista de “Não faças”. Por isso as crianças vêem o cristianismo somente do lado negativo. Como pais precisamos mostrar que o cristianismo é uma fé positiva, isto é cheio de “podes fazer”.

         Aqueles que estudam o comportamento humano dizem que 90% de tudo o que aprendemos é captado e não ensinado. Nós não podemos dizer aos nossos filhos para orar a menos que nós mesmos o estejamos fazendo. Não podemos dizer aos nossos filhos para darem suas v idas a Deus a menos que nós estejamos fazendo isto. Não podemos dizer aos nossos filhos para se perdoarem uns aos outros se não nos virem pedir perdão. Servir de exemplo é tão simples quanto isto: Temos que “ser” antes de podermos passar o nosso ensinamento para frente.
         Além disso, as crianças aprendem quem é Deus pela maneira que um lar é conduzido. Se for um lar onde há aceitação, amor e humor, as crianças pensarão que Deus é assim. Mas se for um lar onde há rigidez e autocracia, as crianças pensarão que Deus é rígido e obstinado. Abertura, aceitação, justiça, honestidade e gentileza, estas são as características que caracterizam o nosso Deus Pai.
         Outra maneira de destacar os pontos positivos da nossa fé é ensinar as crianças a sentirem prazer em Deus e nas Suas dádivas. Gaste tempo contemplando o mundo ao seu redor e diga para seus filhos: “Este não é um mundo maravilhoso? As cores do outono são tão bonitas”. Ou durante um passeio n0 zoológico diga: “Olhe para o senso de humor de Deus. Nós podemos vê-lo nos animais. Ele fez alguns deles muito engraçados.” Não ou vimos muito sobre o senso de humor de Deus na nossa teologia. Mas o humor é parte da inocência que nunca queremos perder e por isso, não deveríamos privar os nossos filhos dele.
         O cristianismo se torna uma experiência positiva quando reconhecemos como Deus trabalha nas nossas v idas. O meu marido. David, e eu ajudamos os nossos filhos a fazerem uma brincadeira chamada “Em Busca de Deus”. Desafiamos os nossos filhos a procurarem a Deus nas suas vidas diárias, através das respostas à oração, da evidência inesperada do Seu cuidado, da ligação entre acontecimentos ou de oportunidades incomuns ou de uma ajuda especial para fazer a Sua obra neste mundo.
         Experimentamos este último tipo de intervenção o tempo todo em nosso trabalho no programa de rádio Capela. As crianças notaram isto também. Temos que aparecer com uma idéia nova para cada programa, seis vezes por semana! E sempre há provisão através do artigo de uma revista, de uma conversa ou de um incidente que acontece. Estas coisas são dádivas de Deus para podermos fazer a Sua obra. Por isso as crianças têm visto este tipo de coisa acontecer e têm aprendido a procurá-las nas suas próprias vidas.
         Implantar nas crianças um desejo pelas coisas espirituais pode ser comparado a Tom Savvyer tentando fazer com que os seus amigos pintassem a cerca para ele. Ele o fez parecer tão divertido, que as outras crianças não puderam resistir. Se os pais comunicarem através de suas ações e palavras que um relacionamento com Jesus Cristo é dinâmico e vital, as crianças vão querer o mesmo para si.

Por: Karen Mains

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pare de Fumar

Esta Foi a Sua Vida?


Todos Contra a Pedofilia