5 dicas para descobrir seus dons espirituais para servir a Deus

A palavra de Deus nos ensina que Deus nos salva e nos prepara para a realização de boas obras: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10).

         Para a realização dessas boas obras, Deus nos capacita de formas especiais e diversas para exercermos certos dons a fim de abençoarmos pessoas e também sermos abençoados por elas: “tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada…” (Romanos 12:6). Mas muitas pessoas têm dificuldades de identificar seus dons espirituais e saber ao certo o que Deus lhes chamou a realizar na obra Dele. Neste estudo gostaria de dar algumas dicas preciosas para que cada um de nós saiba identificar as maneiras que Deus tem colocado diante de nós para o servimos.

Como descobrir meus dons espirituais?

Dica 1 – Você não precisa necessariamente saber exatamente seus dons espirituais para servir

É verdade que Deus nos capacita especialmente em alguma ou algumas áreas. Por exemplo, Deus capacita pessoas para pregar, para liderar, para louvar, fazer missões, etc. Porém, existem formas de servir a Deus e ao próximo que não dependem de dons especiais, mas, única e exclusivamente de exercermos o amor de Deus através de ações. Por exemplo, você não precisa ter um dom especial para orar pelas pessoas. Não precisa ter um dom especial para contribuir com a obra, para ofertar aos pobres, para visitar os enfermos, etc. Assim, não saber ao certo os nossos dons espirituais não é um motivo para não servirmos a Deus e ao próximo, para nos acomodar. Sirva com o que você pode naquele momento.

Dica 2 – O que faz o seu coração bater mais forte?

Saber quais são seus dons espirituais têm muito a ver com a observação. O que você sente prazer de fazer na obra de Deus? O que faz o seu coração bater mais forte, que te traz motivação, ânimo, alegria? Eu, por exemplo, sempre fui muito tímido, mas tinha um grande prazer e alegria de ensinar as pessoas sobre a palavra de Deus, de dar respostas a elas, de esclarecer pontos difíceis da Bíblia. Logo percebi que meu dom era nessa área do ensino das Escrituras Sagradas. Olhe para você mesmo, tente identificar algo pelo qual o seu coração pulsa mais forte. Quando achar, esse provavelmente deve ser o seu chamado especial de Deus. Deu costuma nos dar muita paixão na realização daquilo que é o nosso dom espiritual.

Dica 3 – Em que áreas Deus tem te dado oportunidade de servir?

Quando eu descobri que gostava muito de ensinar as pessoas, fiquei ao mesmo tempo alegre, mas também triste, pois eu era muito tímido. Como um tímido como eu poderia servir a Deus na área do ensino? Só de estar à frente falando para várias pessoas me dava tremedeira. Mas o que aconteceu foi que Deus começou a colocar oportunidades diante de mim. Primeiro foi enviando pessoas com as quais em conversava e sempre surgia o assunto de dúvidas sobre a Bíblia. Depois foi para pregar em um pequeno grupo de oração. Eu aceitei o desafio. Depois fui dar aulas para uma pequena classe de jovens na Escola Dominica. Eu aceitei. E assim Deus me moldou para exercer meu dom. Não foi do dia para noite, mas foi acontecendo aos poucos, naturalmente. Por isso, fique atendo às oportunidades. Deus abrirá portas para você exercer e aperfeiçoar seu dom, fique atendo quando elas aparecerem.

Dica 4 – O que as pessoas falam para você?

Após você ir aproveitando as oportunidades que Deus te dá, preste atenção no que as pessoas falam sobre você. Geralmente, a igreja sabe identificar o dom das pessoas. Ou seja, à medida que você se dispor, você perceberá que as pessoas perceberão que você faz determinadas coisas muito bem e te falarão. Isso é uma forma muito boa de descobrir e ter certeza de que você está no caminho certo no exercício dos seus dons espirituais.

Dica 5 – Invista na vida com Deus

Uma das maneiras mais poderosas de saber os nossos dons espirituais e também exercê-los é termos uma vida com Deus fervorosa. Investir em ter muita comunhão com Deus faz com que o poder de Deus nos capacite cada vez mais para servi-Lo. Quando eu percebi que gostava muito de ensinar as pessoas, minha atitude foi de começar a orar mais e a ler muito mais a Bíblia, a comprar livros para aprender mais, a aperfeiçoar a minha forma de comunicação, participar mais da igreja. Isso ajudou em muito o melhor exercício do meu dom. Assim, comece investindo na vida espiritual e, assim que perceber algo pelo qual o seu coração arde, invista nessa área com fervor. Dessa forma Deus irá te usar muito mais e você sentirá a alegria de contribuir com a obra do Senhor, uma alegria única e fascinante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta Foi a Sua Vida?


Todos Contra a Pedofilia

Bandeira do Brasil

Tempo

Tempo