Banner

Data e Hora

Seja bem-vindo. Hoje é

Pesquisar este blog

Procura-se pais que andem com Deus


Por: Harold Walker

O problema dos pais hoje
Não são poucos os pais que estão em crise. Hoje, a conversa comum entre eles gira sempre em torno da dificuldade em lidar com os filhos. Desesperados, eles não sabem mais o que fazer para executar com eficiência a educação de seus filhos adolescentes. E quando falamos  “adolescentes” não nos referimos aos de 15 ou 16 anos, mas até mesmo, aos de 11 e 12 anos...

Tenho acompanhado  os esforços de alguns colegas que ministram cursos para pais na tentativa de orientá-los sobre a educação de seus filhos, e tenho chegado a uma conclusão: o problema não está na forma de educar, está, na verdade, nos próprios pais. Os pais têm a chave do coração dos filhos. Mesmo que eles sejam rebeldes, respondões, não obedeçam ou até não gostem dos pais, ainda assim, a chave do coração deles está nas mãos dos pais.
Infelizmente, a maioria dos pais hoje são materialistas e humanistas. Passaram a vida buscando conforto e agora que estão mais velhos, querem apenas descansar e curtir o conforto pelo qual gastaram as mais de 8 horas/dia de suas vidas. Mas nossos filhos não precisam de conforto apenas; eles  precisam, acima de tudo, de direção. Eles precisam de referencial.
E, enquanto muitos pais foram em busca deste conforto e luxo para se satisfazerem, eles mesmos se perderam. Esqueceram-se de Deus, se perderam em suas jornadas, esqueceram o propósito de Deus para suas vidas, esqueceram-se de amá-lo e de caminhar com Ele. É aí que está o problema: não existe a possibilidade de ser pai sem andar com Deus que é “o” Pai.
Por isso os pais não são mais heróis para seus filhos. Os pais estão tão perdidos quanto seus filhos adolescentes. Sem Deus e sem uma jornada inspiradora, os filhos não veem nenhuma causa em seus pais que os conquiste. Um filho sempre quer ver um herói no pai e não é isso que eles têm visto. Boa parte dos adolescentes, infelizmente, não encontra o que procura nos pais. E por mais que eles digam que querem namorar, sair para festinhas, ter muitos amigos, o que eles querem, na verdade, é senso de missão, de propósito, algo pelo qual vale à pena dar a vida.

A solução de Deus para o futuro
Mas apesar de toda a calamidade que vemos hoje, temos uma promessa de Deus no livro de Malaquias. Ali o profeta prevê para os últimos dias – os nossos dias – a vinda do profeta Elias*, para converter o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais (Ml 4.5,6). O chamado de Elias para os últimos dias é para a restauração da família. O profeta Elias é alguém que pelejará contra o mal, atuando na raiz da sociedade, na base dos relacionamentos que é a família.
Elias não parece ser um bom personagem para atuar nas famílias. Você já percebeu quem é Elias na Bíblia? Ele é um profeta grosso, que joga a capa sobre Eliseu sem maiores explicações, que enfrenta os idólatras, que ordena fogo do céu sobre seus adversários. Elias não é um homem de meias palavras, e o pior, ele é alguém que não se casou, não teve filhos nem experiências com educação para aconselhar alguém. Provavelmente você não contrataria Elias para ser o psicólogo da sua casa. E como Deus promete que Elias irá restaurar o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais? Por que Elias? Por que não manda alguém mais manso, mais experiente (como Abraão, por exemplo)?
Porque Elias é o homem da presença de Deus. Era ele mesmo quem se referia a Deus como “aquele em cuja presença estou”, e é ele quem carrega em seu próprio nome o significado de autoridade presente: Deus é Jeová.
Toda a vida de Elias mostra com precisão que, em tudo, a presença do Pai foi suficiente, e será. Inclusive para salvar as famílias, porque afinal Ele é “Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome” (Ef 3.14,15).
Podemos ter fé que a palavra profética da geração de Elias, que está se levantando nestes dias, vai nos trazer uma mensagem sobre a paternidade de Deus. E isso é o que irá reconciliar o coração dos pais e dos filhos. E a restauração da família se dá, primeiramente, com a reconciliação do coração dos pais para o dos filhos. Será a mensagem da paternidade de Deus derramada sobre os pais que irá acordá-los para voltar a caminhar com o Senhor. Será a mensagem da paternidade de Deus, derramada sobre os filhos, que irá libertá-los de seus pecados para perdoar os seus pais.
______________________________________________________
* A vinda do profeta Elias nos últimos dias se refere ao levantamento de um ministério coletivo com características semelhantes a Elias e João Batista.
Para saber mais sobre o assunto, indicamos a leitura dos livretos “Paternidade” e “Sete Princípios para Formação da Família Cristã”, todos disponíveis na Loja Impacto.


Este texto foi escrito, baseado em uma mensagem de Harold Walker, durante a aula de Evangelho Profético II, dia 30 de agosto de 2011, no CPP, em Monte Mor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pare de Fumar

Esta Foi a Sua Vida?


Todos Contra a Pedofilia