Banner

Data e Hora

Seja bem-vindo. Hoje é

Pesquisar este blog

5 erros que você deve evitar ao criar uma senha

O que a agência de notícias Associated Press, o apresentador Luciano Huck, e a UPPRJ (Unidade de Polícia Pacificadora do Rio de Janeiro) têm em comum?

Os três tiveram suas contas do Twitter hackeadas, resultando em postagens indesejadas. No caso do apresentador, o invasor ainda “tirou um sarro” da vítima porque ela havia colocado a sua data de nascimento como senha.
E de fato, o hacker está certo. Datas e palavras óbvias não são senhas seguras nem para redes sociais, nem para site algum.
Mas esse é apenas um de muitos erros que os usuários cometem ao criar suas senhas. Listamos, abaixo, alguns desses deslizes para que você fique atento e não acabe sendo mais uma vítima dessas invasões:

Senhas baseadas em sequências
Quando um criminoso quer descobrir a senha de alguém, sabe o que ele, geralmente, tenta primeiro? Combinações sequenciais como 123456, abcdef, abc123, qwerty (as primeiras letras do teclado digitadas na ordem) ou a1b2c3.
Nem pense em usar essa estratégia. Seu código será descoberto facilmente, e quando menos esperar, um invasor estará acessando suas redes sociais, suas mensagens secretas trocadas por e-mail e até sua conta do banco.

Anotar a senha e deixá-la exposta
Depois de criada a senha para determinado site, como medo de não lembrá-la, o que você faz? Anota em um post-it e gruda na tela do seu computador? Coloca nas anotações do seu celular? Ou escreve na capa de sua agenda pessoal?
Qualquer que seja a escolha entre as três opções, ela está errada! Assim, fica fácil que qualquer um tenha acesso aos códigos. Se você precisa anotar para não esquecer, opte por guardar o papel em um lugar escondido. E, nunca identifique a sequência com a palavra “senha”. Crie um código para que você saiba que aquilo é uma senha, mas que outras pessoas não desconfiem disso.

Compartilhar com terceiros para “não esquecer”
Outro erro cometido por alguns internautas a fim de assegurar que o código não será esquecido é contando-o a alguém.
Por mais que você confie na pessoa, essa não é a melhor saída. Lembre-se que a senha é pessoal e intransferível. Quanto mais gente souber, maiores são as chances dela ser descoberta por um indivíduo mal-intencionado.

Não usar símbolos ou espaço
Muito se engana quem acha que as senhas devem ser compostas só de números e letras, ou por uma mistura de ambos.
Você pode (e deve) usar também símbolos como @ ? * !. Intercalar esses caracteres com números e letras redobram a segurança de sua conta. Dependendo do site, usar letras maiúsculas e espaço na formação do código também é permitido (e recomendado).

Criar sequências curtas
Quanto mais longa for sua senha, maior a dificuldade de interceptá-la. Um levantamento realizado pela revista Businessweek, baseado em relatórios de empresas de tecnologia e segurança, apontou o tempo que um cibercriminoso leva para desvendar uma senha usando softwares de adivinhação randômica.
E veja só o resultado: uma senha de apenas seis caracteres, composta por letras minúsculas, pode ser desvendada em apenas dez minutos. Se ela tiver maiúsculas também, a dificuldade aumenta um pouco, mas ainda assim, em dez horas o cracker descobre o mistério, nem tão misterioso assim.
Já uma senha de nove caracteres, que inclua letras maiúsculas e minúsculas, levará aproximadamente 178 anos para ser descoberta. Que diferença, não?
Você comete algum desses erros com suas senhas? É melhor corrigi-los já!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pare de Fumar

Esta Foi a Sua Vida?


Todos Contra a Pedofilia