Banner

Data e Hora

Seja bem-vindo. Hoje é

Pesquisar este blog

Pacto que trava a igreja

         Na verdade acho que esse arranjo de reunião centrada em um palco, onde todos esperam o momento em que uma pessoa vai proferir a palavra curadora, tolhe a comunidade de expressar a multiplicidade dos dons e da graça de Deus e trava as iniciativas para desenvolver uma igreja terapêutica.

         Mais grave ainda é que esse entendimento não está restrito aos encontros, ele se estende aos relacionamentos. No dia-a-dia, a comunidade que deveria crescer mediante múltiplas interações, mediadas pelo Espírito entre seus membros, parece paralisada, esperando que seu "curador oficial" ofereça a provisão necessária a todo o rebanho. O apelido que damos a esse "curador oficial", se pastor, bispo, padre, presbítero, apóstolo, líder de grupo pequeno ou célula, professor, guru ou qualquer outra coisa, não importa; a questão é que esse modelo dificulta à igreja de Jesus viver o seu melhor como comunidade curadora.
         O desafio é grande, porque, de alguma forma, há um pacto para a manutenção deste modelo. Ele oferece algum tipo de conforto para ambas as partes: de um lado o "curador oficial" receber reconhecimento, posição, sustento e palco enquanto a comunidade vive a ilusão anestesiante do "salvador da pátria" e alivia-se na falsa esperança de que será cuidada. Por outro lado, o curado oficial é massacrado por responsabilidades sobre-humanas e impossíveis de serem cumpridas por um único mortal e a igreja perde muito da riqueza de ser família (muitos irmãos e um único pai) e da beleza de ser corpo (muitos membros e uma só cabeça),
         Penso que enquanto não houver disposição para refletir sobre problemas como estes, o ministério de Jesus não será completo em nós. Haverá proclamação e algum ensino, mas a preciosa cura que vem do poder do Espírito em (todos) nós será sempre bem menos do que poderia ser.

            Texto extraído e editado a partir de minha participação no fórum de discussão realizado no contexto da disciplina "Aconselhamento Pastoral" tendo como assunto "Formas de viabilização da comunidade terapêutica". Fórum realizado dentro do formato proposta pela EST - Escola Superior de Teologia.


Por: Aristarco Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pare de Fumar

Esta Foi a Sua Vida?


Todos Contra a Pedofilia