Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet realiza a IV Semana da Consciência Negra

Em homenagem ao centenário do cantor e compositor baiano, Dorival Caymmi, o Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet, realizou nos dia 20 e 21 de novembro de 2013, a Semana da Consciência Negra.

O objetivo do evento é Identificar e reconhecer as características da obra do cantor e compositor Dorival Caymmi, relacionando-as com a cultura negra e seus afrodescendentes na escola e fora dela.
Dorival Caymmi nasceu em Salvador, 30 de abril de 1914, faleceu no Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2008, foi um cantor, compositor, violonista, pintor e ator brasileiro.
Compôs inspirado pelos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano.
1 - Tendo como forte influência a música negra, desenvolveu um estilo pessoal de compor e cantar, demonstrando espontaneidade nos versos, sensualidade e riqueza melódica. Morreu em 16 de agosto de 2008, aos 94 anos, em casa, às seis horas da manhã, por conta de insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos em consequência de um câncer renal que possuía havia 9 anos.
2 - Permanecia em internação domiciliar desde dezembro de 2007. Poeta popular, compôs obras como Saudade da Bahia, Samba da minha Terra, Doralice, Marina, Modinha para Gabriela, Maracangalha, Saudade de Itapuã, O Dengo que a Nega Tem, Rosa Morena.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta Foi a Sua Vida?


Todos Contra a Pedofilia

Bandeira do Brasil

Tempo

Tempo